
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Mais da metade população carcerária do presídio masculino de segurança média de Três Lagoas está integrada nas oficinas de trabalho, onde passam pelo processo de ressocialização. Em entrevista à Rádio Difusora, o diretor da unidade, Walter Medeiros, destaca que dos 726 detentos, 408 estão empregados em diversas oficinas, representando 54,23% da população carcerária.
As atividades nas oficinas, selecionadas de acordo com as habilidades individuais, incluem a montagem de prendedores, a fabricação de bolas de futebol para marcas como a Penalty e, especialmente, a produção de uniformes escolares para a rede municipal.
Destaca-se a ONG Artaban, responsável por empregar a maioria dos detentos, com 60% deles envolvidos na costura. Sob contratos com prefeituras locais, a organização produz uniformes para municípios como Três Lagoas, Chapadão do Sul, Costa Rica e Aquidauana.
Além do trabalho nas oficinas, os internos realizam tarefas de manutenção, como reparos, soldagem, limpeza, preparação de refeições e cultivo de horta. A remissão de pena é concedida com base na produtividade, com cada três dias trabalhados equivalendo a um dia a menos na pena.
Os salários são calculados com base na produção ou em três quartos do salário mínimo, com uma jornada de trabalho de oito horas. Na educação, são oferecidas 12 horas de estudo para cada dia de remissão.
Segundo Medeiros, a aprendizagem de uma profissão é fundamental para os detentos, facilitando sua reintegração na sociedade após a prisão. Ele ressalta que os interno saem com possibilidades de encontraram emprego na região após deixarem a instituição.
A área educacional conta com 84 alunos e 5 professores, incluindo uma sala dedicada à alfabetização. No ano passado, 112 detentos prestaram o ENEM e 100 fizeram o Encceja, alcançando bons resultados, conforme o diretor.
No setor de saúde, a unidade prisional dispõe de uma equipe completa, composta por médico clínico geral, psiquiatra, farmacêutico e técnico em enfermagem. Dois internos atuam como auxiliares na farmácia.
Para garantir a segurança da instituição, está prevista a conclusão do projeto de cobertura das áreas externas com telas, visando conter tentativas de entrega de substâncias ilícitas. Apenas em 2024, ocorreram três tentativas de envio de drogas para dentro do presídio por meio de drones.
Medeiros destaca a importância da família no processo de ressocialização, enfatizando seu papel fundamental na reintegração do detento na sociedade.
Letícya Guimarães.