Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Três Lagoas, uma cidade conhecida por suas belezas naturais, tem um cartão postal inusitado e muito querido: as capivaras. Entre elas, uma em especial se tornou a mascote da cidade – a capivara Iara. Essa personagem carismática, que saiu diretamente das margens da Lagoa Maior, agora também faz parte do artesanato local, graças ao talento e dedicação de Bel Paes.
Bel, que há cinco anos decidiu deixar o emprego formal para se dedicar integralmente à maternidade, encontrou no artesanato uma forma de unir sua paixão pela costura e o desejo de estar mais presente na vida dos filhos. “Eu comecei costurando roupas mãe e filha, e em seguida veio o artesanato,” explica Bel. Foi quando uma colega artesã, cansada de confeccionar capivaras, ensinou Bel a técnica, que acabou se tornando a marca registrada de seu trabalho.
A criação da Iara, a mascote de Três Lagoas, foi um passo natural para Bel, inspirada pela forte presença das capivaras na cidade. “Eu queria ter uma peça minha enriquecendo o acervo da cidade, participando da história de Três Lagoas,” conta a artesã. E assim nasceu a Iara, inicialmente apenas uma pelúcia, mas que logo evoluiu para uma figura interativa, com braços e pernas móveis, que conquista tanto adultos quanto crianças.
Bel Paes explicando sobre a criação da mascote
Além de ser uma mascote versátil, Iara também se adapta aos mais diversos eventos e ocasiões. Durante o festival de carros antigos, por exemplo, a capivara foi vestida à caráter, e no Moto Show, adotou um visual roqueiro com jaqueta de couro e detalhes de caveira. “A Iara se personaliza para cada evento,” diz Bel. Essa capacidade de adaptação também se reflete em personalizações para aniversários, profissões e até para torcedores de futebol.
O sucesso das capivaras personalizadas de Bel Paes não se limita apenas a Três Lagoas. Empresas compram as pelúcias para presentear clientes, e a demanda por encomendas cresce, especialmente para o final do ano. “Hoje, conseguimos personalizar as capivaras para dar de presente, e isso tem um significado muito especial para mim,” afirma Bel.
As capivaras podem ser encontradas em vários pontos de Três Lagoas, como na Casa do Artesão, na loja Sustentabilidade dentro da Suzano, no shopping Teia Criativa e na feira central. Além disso, Bel participa regularmente de feiras na cidade, onde os interessados podem comprar diretamente com ela.
Para Bel, as capivaras representam mais do que um simples produto artesanal. “Tudo isso aqui é pensado na minha família, nos meus filhos,” ela reflete. Cada capivara tem um toque especial, incluindo o aroma suave de bebê, um detalhe que Bel faz questão de manter. “Esse trabalho é por eles e para eles.”
Quem quiser adquirir uma capivara personalizada ou conhecer mais sobre o trabalho de Bel pode entrar em contato pelo telefone (67) 9278-4873 ou pelo Instagram @belpaesmf, onde ela compartilha seu amor pelo artesanato e pela família.
Por Henrique Ferian
Confira a reportagem e se inscreva no canal da Difusora FM no YouTube: