Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas acende o alerta: a adesão à segunda dose da vacina contra a dengue entre adolescentes de 10 a 14 anos caiu 52,76% em relação à primeira aplicação. Desde fevereiro, quando a campanha teve início no município, a vacina está disponível gratuitamente em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), mas o esquema vacinal completo ainda não foi alcançado por grande parte do público-alvo.
Segundo dados da Central de Imunização, até esta terça-feira (08), 77,49% dos adolescentes da faixa etária receberam a primeira dose (D1). No entanto, apenas 36,60% retornaram para completar a imunização com a segunda dose (D2), o que representa uma queda expressiva na cobertura.
A coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja, reforça que a proteção eficaz contra a dengue só ocorre após a segunda dose. “Com o esquema completo, a eficácia da vacina chega a 80,2%. Para casos graves e hospitalizações, essa proteção sobe para cerca de 90,4%. Quem toma apenas uma dose fica com menos da metade dessa proteção”, alerta.
A baixa adesão pode ser explicada por três fatores principais, segundo Humberta: o esquecimento, já que o intervalo entre as doses é de três meses; a falsa sensação de segurança provocada pela redução dos casos com a chegada do inverno; e o medo de possíveis reações adversas, alimentado por notícias isoladas que causaram insegurança em algumas famílias.
Ao todo, o público-alvo da campanha em Três Lagoas é de 9.600 adolescentes. Até o momento, foram aplicadas 7.439 primeiras doses e 3.514 segundas doses. A inclusão dessa faixa etária na campanha segue orientações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dados epidemiológicos locais que apontam maior vulnerabilidade desse grupo.
A vacinação segue disponível em todas as USFs da cidade. Pais e responsáveis devem levar o adolescente acompanhado do cartão de vacinação e um documento de identidade para completar o esquema vacinal.