Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A pouco mais de um mês de sua edição histórica de 70 anos, a Festa do Peão de Barretos já reforça seu protagonismo no calendário nacional de turismo. Com ingressos vendidos para 2.374 municípios de todos os 26 Estados e do Distrito Federal, o evento atrai visitantes de norte a sul do Brasil, consolidando-se como o principal destino turístico do segundo semestre.
Realizada entre os dias 21 e 31 de agosto, a Festa deve atrair entre 900 mil e 1 milhão de pessoas ao Parque do Peão, que funciona 24 horas durante os 11 dias de programação. O público acompanha disputas de rodeio nacionais e internacionais, mais de 100 shows em cinco palcos e uma extensa agenda de apresentações culturais e artísticas.
Confira a programação completa clicando aqui!!
Segundo Jeronimo Luiz Muzeti, presidente da associação Os Independentes — organizadora do evento —, o alcance da Festa comprova seu peso como manifestação cultural, esportiva e de entretenimento. “Junto com o Carnaval no Rio e o São João no Nordeste, Barretos é um dos eventos mais relevantes do país. Este mapeamento mostra que movimentamos o Brasil inteiro”, destaca.
O levantamento aponta que São Paulo lidera em presença proporcional, com 95% dos municípios com ingressos adquiridos. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (92%), Espírito Santo (83%) e Mato Grosso do Sul (76%), reforçando a capilaridade da atração.
A força econômica do evento vai além dos portões do Parque do Peão. Cidades num raio de até 200 km, como Olímpia, Bebedouro, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, registram aumento na demanda por hospedagem, transporte e serviços. “Barretos tem praticamente todos os leitos ocupados durante a Festa, e o impacto econômico se estende pela região”, explica Muzeti.
O próprio Parque do Peão também oferece opção de camping, uma das preferidas de visitantes fiéis como Karine Hubner, de Juína (MT), que percorre quase 2 mil quilômetros todos os anos para participar. “Escolho o camping porque é o coração da Festa. A gente vive o Barretão 24 horas”, diz.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, 83,3% dos visitantes vêm de outros municípios e permanecem, em média, de cinco a seis noites na região, gerando uma movimentação estimada em R$ 1,2 bilhão. A nota média atribuída ao evento é de 9,5. A organização ainda estima a geração de até 10 mil empregos indiretos e 5 mil diretos, considerando também a preparação do evento. Os ingressos seguem à venda pelo site www.independentes.com.br.