Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por Henrique Ferian
A Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL), em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS) e o Sebrae, promoveu um jantar especial que contou com a presença de Tom Moreira, renomado empresário e presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O evento, intitulado “Inspiração à Mesa: Os Bastidores do Spoleto e China in Box”, ofereceu aos empreendedores locais uma oportunidade única de aprender com a vasta experiência de Moreira no setor de franquias e gestão de negócios.
Durante a palestra e entrevista, Tom Moreira compartilhou insights valiosos sobre sua trajetória à frente do Grupo Trigo, que engloba marcas de sucesso como Spoleto e China in Box. Com quase 700 restaurantes espalhados pelo país, incluindo sete unidades em Mato Grosso do Sul – com destaque para a unidade de Campo Grande, considerada uma das melhores da rede Spoleto –, Moreira enfatizou a importância de sua experiência para inspirar e guiar micro e pequenos empresários em suas jornadas de crescimento.
O segredo do sucesso: A cultura da empresa
Questionado sobre o ingrediente principal para motivar empreendedores e evitar a desistência diante dos desafios, Tom Moreira destacou a importância da “cultura da empresa”. Segundo ele, a cultura não se resume apenas à forma como as pessoas se relacionam internamente, mas também à maneira como a empresa interage com fornecedores e clientes. “É como as coisas efetivamente acontecem dentro da sua empresa”, afirmou Moreira. Ele ressaltou que, embora os empresários em início de jornada estejam frequentemente pressionados por questões de curto prazo, como contas a pagar e a receber, é crucial dedicar energia e cuidado à construção de uma cultura sólida. “Se eu tivesse que dar uma dica, cuide da cultura do seu negócio, porque ele vai ser determinante numa jornada de crescimento”, aconselhou.
Empreender em cidades de diferentes portes: Três Lagoas vs. Grandes centros
Ao abordar as diferenças de empreender em cidades como Três Lagoas (com cerca de 145 mil habitantes) em comparação com capitais como Campo Grande ou São Paulo, Tom Moreira esclareceu que o ato de empreender impõe desafios e exige habilidades do empreendedor independentemente do local. “De verdade, não tem fundamentalmente nenhuma diferença do ponto de vista do empresário entre empreender em Três Lagoas ou empreender em São Paulo”, pontuou. No entanto, ele enfatizou a necessidade de uma análise detalhada da microrregião onde o negócio será estabelecido, a fim de atender ao público local, à demanda e ao perfil de consumo. Moreira confirmou que é “super possível empreender através do ramo de franquias em Três Lagoas”, desde que haja um cuidado na análise do negócio mais adequado para a região, considerando segmentos como alimentação, saúde, beleza, bem-estar, educação e moda, e identificando oportunidades não atendidas.
O Processo de seleção e suporte aos franqueados
Tom Moreira detalhou o rigoroso processo de seleção de franqueados, que ele descreve como uma via de mão dupla, onde tanto a franqueadora busca entender o perfil do candidato quanto o franqueado avalia a marca e a franqueadora. O Grupo Trigo utiliza ferramentas internas de análise de potencial econômico, baseadas em dados georreferenciados, demográficos, de capacidade econômica, densidade populacional, perfil familiar e de consumo, e negócios já estabelecidos na região. Essa análise minuciosa visa garantir a adequação do perfil e o sucesso da parceria.
Após a seleção e a revisão contratual, os franqueados passam por um período de treinamento de 30 dias, dividido entre lojas homologadas em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, e na própria unidade que será inaugurada. O suporte pré-operacional é abrangente, cobrindo projeto arquitetônico, definição de fornecedores, projetos executivos e legalização. No dia da inauguração, uma equipe acompanha o processo in loco. Posteriormente, a figura do consultor de campo se torna fundamental, oferecendo suporte contínuo em áreas como finanças, marketing, cadeia de suprimentos e operações. Esses consultores são distribuídos por região, garantindo proximidade e apoio constante aos franqueados. Além disso, a empresa promove encontros regionais, convenções e ensino à distância (EAD), reforçando a proximidade e o suporte aos seus parceiros.
Visão otimista e foco interno em um cenário global
Ao ser questionado sobre o impacto de eventos globais, como guerras e tarifas, nos negócios no Brasil, Tom Moreira enfatizou a necessidade de todo empresário ter uma leitura do ambiente em que está inserido, considerando variáveis como Selic, juros, inflação e crescimento do PIB. No entanto, ele ressaltou sua perspectiva pessoal de não se deixar “contaminar por variáveis externas” ao seu negócio. Moreira defende que, ao olhar a fundo para o próprio negócio, há muitas oportunidades de melhoria “dentro de casa”.
Sua indicação é clara: “entenda o ambiente de negócio, entenda as variáveis que eu já comentei, mas olhe para dentro do negócio. Você olha para o seu time, olha para os seus processos, olha para o seu cliente”. Ele argumenta que muitas vezes os empresários buscam culpados externos, enquanto há um grande potencial de capturar mais valor e resultado focando nas melhorias internas. Tom Moreira se declarou um otimista em relação ao Brasil, com uma visão de longo prazo para os negócios. “Os negócios eles não são feitos para durarem 5 anos. Ninguém empreende um negócio para durar 5 anos. A gente empreende com uma visão de perpetuidade, de passar negócios que passam gerações”, concluiu, reforçando que suas decisões são sempre pautadas no longo prazo, mesmo estando atento ao curto prazo.
Confira a reportagem: