Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em recente entrevista à Jovem Pan Três Lagoas, o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, destacou que a expansão da rede pública de ensino em Mato Grosso do Sul tem acompanhado o acelerado crescimento populacional e industrial de Três Lagoas, garantindo infraestrutura adequada e novas oportunidades para estudantes e profissionais da educação.
Por Henrique Ferian
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul vai construir uma nova escola estadual dessa vez no bairro Nova Três Lagoas, atendendo a uma demanda crescente por vagas na rede pública naquela região. A área para a construção será cedida pela Prefeitura Municipal, em mais uma parceria estratégica entre Estado e município para fortalecer a educação no município.
O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Educação, professor Hélio Daher, durante visita a Três Lagoas, em reunião com diretores e gestores escolares do CRE12. A nova unidade faz parte de um pacote de investimentos que reforça a expansão da rede de ensino e acompanha o crescimento populacional e industrial da cidade.
A agenda faz parte de um processo de escuta ativa realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), com o objetivo de compreender as demandas dos gestores escolares e aprimorar a qualidade do ensino. “O Estado opera o sistema, mas quem enfrenta o desafio da educação todos os dias são os diretores. Precisamos ouvir de perto suas dificuldades para melhorar a entrega de serviços”, destacou o secretário.
Durante o encontro com gestores da Coordenadoria Regional de Educação (CRE-12), o secretário destacou que o governo estadual já aplicou mais de R$ 30 milhões em melhorias de infraestrutura nas escolas da região, beneficiando unidades em Três Lagoas, Água Clara e Santa Rita do Pardo.
“Algumas escolas já receberam investimentos significativos e estão com infraestrutura moderna. Outras ainda aguardam reformas ou reposição de equipamentos, como freezers, fogões e geladeiras. Nosso objetivo é garantir que todas as unidades sejam contempladas”, explicou.
Além da nova escola em Nova Três Lagoas, o Estado também planeja reformar de uma maneira ampla ou até mesmo construir uma nova unidade no bairro Jupiá, onde a atual estrutura é bastante antiga. “Três Lagoas é a capital da celulose e cresce em ritmo acelerado. Por isso, está sempre no radar da Secretaria de Educação. É fundamental acompanhar esse crescimento com mais escolas e infraestrutura”, ressaltou Daher.
Outro destaque dos investimentos é a formação técnica e profissional. A Escola JOMAP, em Três Lagoas, foi pioneira no Estado ao implantar o programa de aprendizagem profissional, que hoje serve de modelo para outras unidades.
“Nosso foco é preparar a juventude para o mercado de trabalho. A educação profissional garante mão de obra qualificada para as indústrias que chegam ao Estado, fortalecendo o desenvolvimento econômico”, disse o secretário.
Mato Grosso do Sul possui atualmente o melhor salário do Brasil para professores efetivos e o quinto melhor para temporários. Além disso, mais de 31 mil servidores da educação são beneficiados com programas de formação continuada e capacitação.
A rede estadual também ampliou a oferta de educação em tempo integral, já presente em 62% das escolas e em 100% dos municípios. O número de estudantes no ensino médio profissionalizante saltou de 7 mil em 2023 para mais de 42 mil em 2025, e os índices de aprovação e proficiência alcançaram os melhores resultados da história da educação estadual.
O secretário destacou ainda a qualidade do ensino municipal de Três Lagoas, que se destaca no programa estadual de alfabetização. Das 30 escolas premiadas, 13 pertencem à rede municipal.
“Nosso objetivo é garantir educação pública de qualidade para todos. Três Lagoas é referência e mostra que, com planejamento e investimentos, é possível avançar. Outros municípios já estão seguindo o mesmo caminho, o que fortalece todo o sistema educacional do Estado”, concluiu.
Com a nova escola no bairro Nova Três Lagoas e outras obras planejadas, o governo estadual reforça o compromisso com a educação e com o desenvolvimento sustentável de uma das cidades que mais crescem no Mato Grosso do Sul.
Confira a reportagem: