Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Câmara aprova venda de remédios em supermercados. Entenda - Difusora FM 99.5

Fale conosco via Whatsapp: +55 67 35242129

No comando:

Das 04:00 às 06:30

No comando:

Das 06:30 às 07:00

No comando:

Das 07:00 às 08:00

No comando:

Das 07:00 às 08:00

No comando:

Das 07:00 às 08:00

No comando:

Das 08:00 às 11:00

No comando:

Das 08:00 às 11:00

No comando:

Das 11:00 às 12:00

No comando:

Das 12:00 às 13:00

No comando:

Das 13:00 às 16:00

No comando:

Das 16:00 às 18:00

No comando:

Das 19:00 às 20:00

No comando:

Das 20:00 às 21:00

Câmara aprova venda de remédios em supermercados. Entenda

Texto já aprovado pelo Senado segue agora para sanção presidencial. Proposta prevê presença de farmacêutico e espaço exclusivo

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que autoriza a venda de medicamentos em supermercados. O texto, que já foi aprovado pelo Senado, segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A votação se deu de forma simbólica. A proposta permite que supermercados comercializem medicamentos, incluindo os de uso controlado, desde que instalem farmácias em espaços exclusivos, separados das demais gôndolas, e mantenham farmacêutico responsável durante todo o horário de funcionamento. Os remédios não poderão ficar expostos junto a outros produtos.
O tema ganhou impulso político após manifestação pública do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que defendeu a medida sob o argumento de ampliação do acesso e possível redução de preços com o aumento da concorrência. A posição favoável do governo ajudou a destravar a tramitação.
Apesar do aval de Padilha, deputados do PT se colocaram contra a proposta. A deputada Maria do Rosário (RS) afirmou que o projeto pode ampliar a automedicação:
— Não vou votar contra a saúde pública. Supermercado vende tudo, mas medicação não é qualquer coisa e deve ter um grau de controle. Eu não consigo entender a aprovação de uma matéria que reflui da norma atual.
Nos anos 1990
A venda de medicamentos em supermercados chegou a ser autorizada por breve período nos anos 1990, mas foi posteriormente barrada pelo Congresso e confirmada como proibida pelo Judiciário. Com a aprovação definitiva no Legislativo, o tema retorna ao Palácio do Planalto.
Se sancionada, a nova lei permitirá que supermercados operem farmácias internas sob as mesmas exigências sanitárias aplicadas às drogarias tradicionais, alterando a dinâmica de concorrência.

Por Henrique Ferian

Deixe seu comentário:

Publicidade