Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Campanha recolhe mais de 2 toneladas de lixo eletrônico em Três Lagoas - Difusora FM 99.5

Fale conosco via Whatsapp: +55 67 35242129

No comando:

Das 04:00 às 06:30

No comando:

Das 06:30 às 07:00

No comando:

Das 07:00 às 08:00

No comando:

Das 07:00 às 08:00

No comando:

Das 07:00 às 08:00

No comando:

Das 08:00 às 11:00

No comando:

Das 08:00 às 11:00

No comando:

Das 11:00 às 12:00

No comando:

Das 12:00 às 13:00

No comando:

Das 13:00 às 16:00

No comando:

Das 16:00 às 18:00

No comando:

Das 19:00 às 20:00

No comando:

Das 20:00 às 21:00

Campanha recolhe mais de 2 toneladas de lixo eletrônico em Três Lagoas

Ação realizada no centro da cidade contou com parceria entre Secretaria de Meio Ambiente e ONG Programando o Futuro

Por Henrique Ferian

Três Lagoas encerrou nesta semana uma campanha de coleta de lixo eletrônico que durou dois dias e alcançou resultados expressivos. A ação, realizada no centro da cidade em parceria com a ONG Programando o Futuro, recolheu aproximadamente 2,5 toneladas de resíduos eletrônicos que serão reciclados e receberão destinação ambientalmente correta.

Destinação adequada evita poluição

Mariana Dutra, responsável pela educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, explicou a importância da iniciativa. “O resíduo eletrônico geralmente não tem onde dispor e não pode ser jogado no lixo comum. Por isso fazemos essa campanha em parceria com a ONG, que dá destinação correta para evitar a poluição do meio ambiente”, destacou.

A colaboração da população foi fundamental para o sucesso da campanha. Todo o material recolhido será reciclado, recondicionado e receberá destinação final adequada.

Sorteio premia participantes

Como incentivo à participação, a campanha realizou o sorteio de dois computadores recondicionados. Para cada item doado, foram gerados cupons que concorreram ao prêmio. Os ganhadores foram Sueli Marques (telefone final 1528) e Áureo (telefone final 8610), que devem retirar os computadores na Secretaria de Meio Ambiente.

Descarte inadequado prejudica o meio ambiente

A secretária municipal de Meio Ambiente, Mariana Amaral, alertou sobre os riscos do descarte inadequado. “Toda vez que se faz um descarte de material eletrônico de maneira inadequada, acaba poluindo. São vários componentes químicos presentes no material que poluem tanto o solo quanto os rios e todo o nosso município”, explicou.

Segundo a secretária, o descarte correto permite a reutilização dos materiais, evitando a extração de nova matéria-prima do meio ambiente. “A gente aproveita duas vezes e ganha duas vezes”, completou.

Município oferece apoio para descarte

Mariana Amaral ressaltou que a população não deve descartar materiais em terrenos baldios, áreas particulares ou públicas de maneira inadequada. “Se você está na dúvida onde colocar seu material, mesmo que não esteja na fase da campanha como essa que fizemos, ligue para a Secretaria do Meio Ambiente”, orientou.

A secretária informou ainda que, caso o morador não tenha como transportar o material, a própria secretaria fará a retirada. “No momento em que a população faz o descarte nos locais errados, a gente paga duas vezes: uma empresa para fazer a coleta adequada e funcionários para retirar o lixo descartado incorretamente”, explicou.

Novas campanhas estão previstas

Diante do volume de material recolhido, que demonstra a quantidade de eletrônicos guardados nas residências, a Secretaria de Meio Ambiente garantiu que novas ações serão realizadas. “Vimos que realmente a população tem esse material para descartar. Vamos continuar com essas parcerias para que empresas venham fazer a coleta e levar para os locais adequados”, afirmou Mariana Amaral.

A secretária lembrou que Três Lagoas ainda não possui um local específico para recebimento de materiais eletrônicos em grande volume, embora algumas lojas recebam pilhas e celulares. “Se você tiver material para descartar, procure a Secretaria do Meio Ambiente que faremos o recolhimento e a destinação adequada”, finalizou.

Lixo doméstico: A secretária também reforçou orientações sobre o descarte de lixo doméstico comum, que deve ser feito de maneira adequada, e o lixo reciclável, que deve ser colocado limpo e lavado na sacolinha verde para coleta.

Confira a reportagem:

 

Deixe seu comentário:

Publicidade