Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Presidente do conselho municipal do idoso Dr Márcio Oliveira nos estúdios da Pan
Por Henrique Ferian
Três Lagoas sediará a IV Conferência Municipal do Idoso nesta sexta-feira, 4 de julho, das 7h às 17h, no auditório DCR Pedro de Oliveira, na UFMS Campus II. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento visa formular propostas para aprimorar as políticas públicas para a pessoa idosa em níveis municipal, estadual e federal.
Contexto do Envelhecimento Populacional e Desafios Atuais
O Dr. Márcio Oliveira, presidente do Conselho Municipal do Idoso, enfatizou a urgência do debate, citando dados do IBGE que projetam que, em 2026, a população idosa no Brasil superará a soma de adultos e crianças. Ele questiona a adequação das políticas públicas atuais para essa mudança demográfica, destacando que as necessidades vão além de acessibilidade e vagas, abrangendo saúde, educação, assistência social e qualidade de vida.
Atuação do Conselho Municipal do Idoso e Necessidades Locais
O Conselho Municipal do Idoso de Três Lagoas é paritário, composto por 10 conselheiros (cinco governamentais e cinco não governamentais). Dr. Márcio Oliveira, presidente do conselho desde 2012, explica que o papel do conselho é identificar as lacunas na atuação do Estado, ouvindo a população e formulando propostas.
Apesar de Três Lagoas apresentar bons serviços de assistência social e saúde em comparação com a média nacional, Dr. Márcio aponta carências, como a necessidade de centralizar os serviços para idosos na Clínica do Idoso e a ampliação de projetos de lazer e bem-estar.
Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e a Proposta dos Centros-Dia
A crescente necessidade de ILPIs para idosos em situação de vulnerabilidade foi um dos problemas mais sérios levantados, reflexo das mudanças na estrutura familiar. Muitos idosos ficam sozinhos e sem os cuidados necessários devido ao trabalho dos filhos e cônjuges.
Para combater essa questão, Dr. Márcio propõe a criação de Centros-Dia, estruturas semelhantes a creches para idosos. Nesses locais, as famílias poderiam deixar os idosos durante o dia, garantindo medicação, hidratação, atividades físicas e combatendo a solidão.
Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
A violência contra a pessoa idosa será um dos cinco eixos temáticos da conferência. O Dr. Márcio Oliveira ressaltou a dificuldade de intervenção do poder público nesses casos, que muitas vezes não oferecem soluções semelhantes às disponíveis para crianças vítimas de violência. Ele também chamou a atenção para a violência econômica, onde filhos e netos se apropriam da aposentadoria dos idosos, comprometendo sua subsistência.
Participação Popular e Próximas Etapas
A conferência é aberta a toda a população, e a UFMS, parceira do evento, oferecerá certificação de horas extras curriculares para os acadêmicos participantes. As propostas elaboradas em Três Lagoas serão levadas para as próximas etapas: a conferência estadual (prevista para 10 de agosto) e a conferência nacional (em outubro). Três Lagoas elegerá seis delegados que serão os porta-vozes das propostas locais.
Em 2016, uma proposta de Três Lagoas sobre a dedução do Imposto de Renda para o Fundo do Idoso resultou em uma alteração na legislação federal, permitindo a dedução até o ajuste fiscal anual.
Dr. Márcio Oliveira finalizou a entrevista reforçando o convite à população, destacando a conferência como um verdadeiro exercício da democracia, importante para o Conselho do Idoso, para o município e para a sociedade.
Confirma a entrevista completa: