
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Três Lagoas se destaca com 13 pódios em competição realizada em Piracicaba; estado mantém vice-campeonato nacional pelo oitavo ano consecutivo
A seleção sul-mato-grossense de luta de braço voltou de Piracicaba, interior de São Paulo, com uma expressiva conquista: 27 medalhas no Campeonato Brasileiro de Seleções, sendo 14 de ouro, oito de prata e cinco de bronze. O resultado garantiu ao estado o segundo lugar por equipes, mantendo a posição de vice-campeão nacional pelo oitavo ano seguido.
Três Lagoas teve papel fundamental no desempenho da delegação. Dos 28 atletas que representaram Mato Grosso do Sul, 12 eram da cidade e conquistaram 13 medalhas. O Centro de Treinamento Mato Grosso do Sul (CTMS) levou oito competidores, enquanto a TLB participou com quatro atletas.
“Foi 100% de aproveitamento. Pelo CT conseguimos oito medalhas e pela TLB mais cinco”, destacou Eduardo Ferreira, presidente do CTMS e diretor da Confederação Brasileira de Luta de Braço. Entre os destaques, Gustavo trouxe três medalhas de ouro, enquanto Cirley Soares conquistou dois terceiros lugares, competindo com ambos os braços.
O campeonato foi classificatório para o Sul-Americano que será realizado na Argentina em junho de 2026. Com o alto nível da competição, que reuniu entre 11 e 18 atletas por categoria, os sul-mato-grossenses garantiram suas vagas para representar o Brasil na próxima etapa.
Edenilson Ferreira, tricampeão brasileiro na categoria até 65kg, ficou em quarto lugar entre 18 competidores, mas assegurou sua classificação para o campeonato argentino.
A distância continua sendo um dos principais obstáculos para a delegação. De Campo Grande a Piracicaba são aproximadamente 930 quilômetros, uma viagem que, mesmo com o apoio da Fundesporte e Sejovel para transporte, ainda gera custos com inscrições, hospedagem e alimentação.
“São Paulo tem vantagem devido ao número de atletas e por sediar a maioria dos campeonatos”, explicou Eduardo, ressaltando que a Confederação vem trabalhando para descentralizar os eventos.
Apesar dos desafios logísticos, a luta de braço vem ganhando cada vez mais adeptos no país. A criação da categoria sub-14 e o uso das redes sociais para difundir técnicas e treinamentos têm atraído jovens talentos para a modalidade.
O CTMS já se prepara para o calendário de 2026, que será divulgado pela Confederação Brasileira em março. Antes disso, no dia 20 de dezembro, o centro realiza a segunda etapa do campeonato “Bom de Braço”, com 10 desafios nas categorias leve, médio e pesado.
O centro de treinamento funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 20h, na Esplanada NOB, número 302, e recebe gratuitamente interessados a partir dos 13 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @ctms2018 ou pelo telefone (67) 99125-0242.
Confira a entrevista: