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De 25 a 27 de junho, formadores municipais de Três Lagoas participaram do Seminário Regional do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, realizado em Campo Grande (MS). O evento reuniu profissionais dos estados da Região Centro-Oeste para avaliar e construir novos caminhos na formação continuada de educadores da educação infantil.
O Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, tem como objetivo promover a qualificação dos professores para fortalecer o desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita nas crianças. Em Três Lagoas, o processo formativo atendeu mais de 200 profissionais da educação, beneficiando aproximadamente 3 mil crianças da pré-escola.
Seis formadores municipais representaram o município no seminário, apresentando trabalhos que abordaram temas como oralidade, cultura escrita e a importância da profissionalização docente na educação infantil. O evento também possibilitou o diálogo e a troca de experiências entre os educadores da Região Centro-Oeste.
Entre os avanços destacados está a compreensão da cultura escrita como um direito das crianças, ampliando as oportunidades para que elas vivenciem situações significativas de leitura e escrita em diferentes contextos. Os professores exercem papel fundamental como mediadores, promovendo o protagonismo infantil no processo de aprendizagem.
O seminário reforça o compromisso com a formação continuada dos educadores da educação infantil, buscando formar crianças leitoras e produtoras de textos, autônomas e confiantes em suas potencialidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e educada.