Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por Henrique Ferian
Três Lagoas (MS) está oficialmente fora da malha aérea da Azul Linhas Aéreas e, com isso, o aeroporto da cidade está sem voos comerciais e sem previsão de retomada. A companhia iniciou suas operações no município em 15 de janeiro de 2014, mas agora encerra definitivamente as atividades. Antes da Azul, a Passaredo (atual Voepass) também deixou de voar para a cidade, reforçando o isolamento aéreo regional.
A Azul confirmou, na segunda-feira (11), o encerramento de operações em 14 cidades brasileiras em 2025 — entre elas, Três Lagoas.
A medida faz parte do processo de reestruturação da empresa, que está sob o Capítulo 11 da Lei de Falências nos Estados Unidos, mecanismo semelhante à recuperação judicial no Brasil. Desde maio, ao menos duas audiências já foram realizadas no exterior, e o plano prevê um financiamento de US$ 1,6 bilhão para reorganizar dívidas e manter a operação.
Segundo a companhia, a saída de cidades consideradas “não lucrativas” resultou no corte de 53 rotas, priorizando operações nos principais hubs, especialmente o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Cidades que perderam voos da Azul
Além de Três Lagoas, deixaram de receber voos da companhia:
Crateús (CE), São Benedito (CE), Sobral (CE), Iguatú (CE), Campos (RJ), Correia Pinto (SC), Jaguaruna (SC), Mossoró (RN), São Raimundo Nonato (PI), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), Barreirinhas (MA) e Ponta Grossa (PR).
Motivos alegados
A Azul atribuiu a decisão a um conjunto de fatores:
A empresa reforçou que clientes impactados foram informados previamente e estão recebendo suporte conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com a saída da Azul, o aeroporto de Três Lagoas permanece sem qualquer voo comercial, repetindo a situação vivida após a saída da Passaredo. Até o momento, não há previsão de novas rotas ou companhias interessadas em operar na cidade.