Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por Ygor Andrade
A 2ª Conferência Municipal de Direitos Humanos foi realizada nesta sexta-feira (15), no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), reunindo representantes de todo o Bolsão Sul-mato-grossense para debater propostas e estratégias voltadas à consolidação da democracia e à garantia de direitos para todas as pessoas. O evento teve como tema central “Por um sistema nacional de direitos humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.
A programação foi estruturada em três eixos principais. O primeiro, “Igualdade, justiça social e enfrentamento das violações e retrocessos”, abordou desafios e caminhos para combater desigualdades históricas e assegurar proteção integral aos cidadãos. O segundo, “Democracia, participação popular e proteção dos direitos humanos no contexto internacional”, destacou o papel da sociedade civil e a necessidade de fortalecer mecanismos de participação social. O terceiro eixo, “Meio ambiente, justiça climática e fortalecimento da institucionalidade dos direitos humanos”, conectou a pauta ambiental à defesa de direitos e à sustentabilidade.
As discussões aconteceram em grupos, distribuídos em salas da universidade, permitindo a troca de experiências e a construção coletiva de propostas. Ao final, todas as deliberações aprovadas foram registradas para serem encaminhadas ao Governo do Estado. A expectativa é que esses encaminhamentos contribuam para a formulação de políticas públicas mais efetivas para Três Lagoas e região.
De acordo com a presidente da Comissão da Conferência de Direitos Humanos, Daiane Caroline Mateus, o encontro reforça a necessidade de manter o diálogo permanente sobre o tema.
“A conferência é um espaço legítimo para ouvir a população, identificar demandas urgentes e transformar essas demandas em ações concretas. É dessa forma que fortalecemos a democracia e garantimos que os direitos humanos sejam efetivos na vida das pessoas”, afirmou.
Ela destacou ainda que o evento também funciona como um momento de conscientização coletiva.
“Ao reunir diferentes setores da sociedade, ampliamos a compreensão sobre a importância dos direitos humanos no cotidiano. É um processo que vai além das discussões formais, pois mobiliza e incentiva a participação ativa da comunidade nas decisões que impactam diretamente suas vidas”, completou.
Com a conclusão das atividades, a 2ª Conferência Municipal de Direitos Humanos reafirmou o compromisso de Três Lagoas com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e atenta às necessidades de todos os seus cidadãos.