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Três Lagoas supera metas de educação e busca reconhecimento nacional

Por Henrique Ferian

A Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas celebrou um marco significativo na qualidade da educação local, superando as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan Três Lagoas, a Secretária de Educação revelou que o município alcançou um índice de 82,99, ultrapassando a meta de 71,48 definida para este ano. Este resultado é ainda mais notável quando comparado a grandes cidades e capitais, que, em muitos casos, não atingiram índices tão expressivos.

A Secretária enfatizou que o sucesso é fruto de um esforço conjunto que envolve a dedicação dos professores, o apoio das famílias e uma série de estratégias educacionais inovadoras. “Não que a gente esteja muito bem, mas estamos no caminho certo”, afirmou, ressaltando que o próximo desafio é alcançar 100% de aproveitamento.

Estratégias que Impulsionam o Sucesso Educacional

Ao ser questionada sobre as estratégias adotadas, a Secretária destacou que Três Lagoas se tornou um modelo a ser copiado por outros estados e municípios. Entre as iniciativas, a valorização dos professores com salários competitivos em comparação com o cenário nacional e estadual foi apontada como um fator crucial.

Outros pilares do sucesso incluem:

  • Materiais Adequados e Incentivo à Leitura: As escolas são bem equipadas com materiais e livros, incentivando o hábito da leitura e escrita desde cedo.
  • Formação Continuada em Serviço: Um diferencial da rede municipal é a formação dos professores em serviço. Em dias específicos do calendário escolar, as aulas são suspensas para que os educadores se dediquem a estudos e aperfeiçoamento.
  • Capacitação Especializada em Alfabetização: Professores com dificuldades em alfabetização são convidados a participar de cursos específicos quinzenalmente, com oficinas e aulas focadas nessa habilidade essencial. A Secretária ressaltou que “alfabetizar é uma arte” e que o investimento na capacitação permanente dos docentes é a chave para os resultados.
  • Garantia de Professores em Sala de Aula: O município mantém um olhar atento para a constante convocação de professores, assegurando que não haja lacunas no quadro de docentes.

Inclusão Escolar e o Crescimento de Alunos Autistas

A Secretária também abordou o desafio da inclusão de crianças com necessidades especiais, especialmente o aumento assustador no número de alunos autistas. Três Lagoas registrou um aumento de quase 300% no número de crianças autistas do ano passado para cá. Para lidar com essa demanda, o município foi pioneiro na criação do cargo de profissional de apoio à inclusão escolar, com previsão de 100 vagas inicialmente. No entanto, a necessidade de ampliação para o próximo ano é evidente para garantir o atendimento de todas as crianças.

Um ponto de destaque é a política de avaliação de 100% dos alunos, incluindo os estudantes com deficiência. Diferentemente de outros municípios que, por vezes, excluem esses alunos das avaliações, Três Lagoas garante a participação de todos, refletindo o cuidado e o trabalho da equipe de inclusão escolar e do núcleo de educação especial.

Três Lagoas Puxa o Índice do Estado e Atrai Atenção Nacional

O desempenho notável de Três Lagoas já está reverberando em nível nacional. Embora o Ministério da Educação ainda esteja analisando os dados recém-divulgados, a Secretária já foi convidada pelo Instituto Milênio para uma entrevista sobre “gestão educacional com resultados”.

A metodologia de Três Lagoas já foi compartilhada em eventos importantes, como o seminário nacional de alfabetização e com o grupo de educação da Costa Leste, vinculado ao SEBRAE. A Secretária revelou com orgulho que o próprio secretário de educação do estado de Mato Grosso do Sul afirmou que Três Lagoas “puxou o índice do estado”, um reconhecimento que aumenta ainda mais o compromisso e a responsabilidade da gestão municipal.

Redução da Fila de Espera por Vagas em CEIs

Outra conquista notável é a redução de 40% na fila de espera por vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) em apenas seis meses. A Secretária explicou que a estratégia incluiu uma “busca ativa” detalhada nas unidades, identificando crianças faltosas e vagas ociosas. Além disso, houve uma reorganização e “qualificação” dos espaços nas unidades existentes para acolher mais crianças. A inauguração de um novo CEI e a previsão de mais duas unidades através do programa Novo PAC contribuirão ainda mais para zerar a fila, que já diminuiu de quase 1000 para cerca de 400 crianças.

Combate às Diferenças Educacionais e Expansão do Tempo Integral

Apesar dos avanços, a Secretária apontou as diferenças educacionais como o principal indicador que ainda preocupa. Dados do SAEB revelam que, embora o município esteja na média nacional, as menores notas ainda são predominantemente de alunos de baixa renda, pretos e pardos.

Para combater essa disparidade, o programa ProET foi lançado em três escolas com os maiores índices de diferença educacional. O projeto oferece aulas de matemática, língua portuguesa, arte e esporte em período integral para 120 crianças em cada escola, visando nivelar o aprendizado e diminuir a repetência. A Secretária expressou a esperança de que o município comece a receber recursos federais destinados a cidades que conseguem reduzir essas diferenças.

A escola em tempo integral é uma das bandeiras da gestão atual. A Escola Marlene Noronha já foi transformada nesse modelo, e outros três projetos funcionam em tempo integral nas escolas General Nelson, Parque São Carlos e Elana. A próxima a ser implementada em tempo integral será a Escola Maria de Lourdes, e há estudos para a Escola Antônio Camargo, no campo. A meta é ter pelo menos cinco escolas em tempo integral até o final da gestão do Dr. Cassiano, aproveitando espaços e aumentando a qualidade do ensino, pois mais tempo em sala de aula permite explorar talentos e ampliar o currículo com atividades complementares, como empreendedorismo e educação ambiental.

Transporte Escolar Rural e Transparência na Gestão

Sobre a questão do transporte escolar rural, que foi alvo de debate na Câmara por conta de ônibus em condições inadequadas, a Secretária informou que houve uma reunião com o gerente da empresa. Foi detectado desgaste nos pneus, e a empresa se comprometeu a regularizar a situação em 15 dias. A Secretária esclareceu que o contrato atual é emergencial, devido à suspensão judicial de outro processo, mas que o processo para um novo contrato está em andamento.

Ela enfatizou a burocracia e a demora desses processos, mas reiterou o compromisso da secretaria com a segurança dos alunos. “Não podemos brincar com vidas”, afirmou. A Secretária reforçou a importância da transparência e incentivou pais e responsáveis a procurarem a secretaria para quaisquer demandas ou denúncias, seja presencialmente ou pelos canais de ouvidoria, incluindo o número 3929-1482 e 3929-9978, com a ouvidora Janaína.

A Secretária finalizou a entrevista agradecendo ao prefeito, que tem a educação como bandeira, e à equipe da Secretaria, desejando boas férias aos servidores que iniciam o recesso, com a expectativa de um segundo semestre “bem corrido” e produtivo.

Confira a entrevista:

 

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