Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Vanusa, a mãe pioneira da jantinha que virou referência em Três Lagoas - Difusora FM 99.5

Fale conosco via Whatsapp: +55 67 35242129

No comando:

Das 04:00 às 06:30

No comando:

Das 06:30 às 07:00

No comando:

Das 07:00 às 08:00

No comando:

Das 07:00 às 08:00

No comando:

Das 07:00 às 08:00

No comando:

Das 08:00 às 11:00

No comando:

Das 08:00 às 11:00

No comando:

Das 11:00 às 12:00

No comando:

Das 12:00 às 13:00

No comando:

Das 13:00 às 16:00

No comando:

Das 16:00 às 18:00

No comando:

Das 19:00 às 20:00

No comando:

Das 20:00 às 21:00

Vanusa, a mãe pioneira da jantinha que virou referência em Três Lagoas

Por AUGUSTA RUFINO

 

No mês das mães, a trajetória de uma empreendedora que ajudou a popularizar a jantinha na cidade e transformou trabalho em sustento e oportunidade

 

Na esquina de uma rua do bairro Nossa Senhora Aparecida, o cheiro de comida feita na hora carrega também um pedaço da história de Três Lagoas. Aos 44 anos, Vanusa Raquel de Carvalho se tornou uma das pioneiras da jantinha no município, ajudando a consolidar um modelo que hoje faz parte da cultura local.

Antes disso, a rotina era de muito esforço e poucas garantias. “Desde muito cedo eu sempre trabalhei fora. Fui sacoleira, igual a minha mãe”, relembra. Ao chegar na cidade, com filhos pequenos, a necessidade falou mais alto.

A história foi compartilhada em entrevista nesta segunda-feira (4), durante a programação da Jovem Pan 99.5, do Grupo Difusora, na parte da tarde, dentro do quadro especial voltado às mães empreendedoras.

PRIMEIRO PASSO
Com um espaço em casa, uma churrasqueira e disposição, ela começou. “O dinheiro estava pequeno… com criança pequena, a gente gasta mais.” À noite, vendia espetinhos e bebidas.

Com o tempo, vieram os pedidos dos clientes. “Todo mundo perguntava se não tinha mandioca, arroz.” Foi assim que a jantinha ganhou forma. A construção foi coletiva, com a ajuda da sogra. Duas mães empreendendo juntas para garantir renda.

A farofa, receita de família, virou um dos diferenciais do local.

ROTINA INTENSA
Conciliar maternidade e trabalho sempre exigiu organização e resistência. “Tem escola, reunião, casa, marido… eu trabalhava de dia e à noite também”, conta.

Mesmo com a rotina cheia, Vanusa concluiu os estudos e seguiu ampliando as atividades. Dormir tarde ainda faz parte do cotidiano. “Às vezes é meia-noite, uma hora. Mas tem que dar.”

NEGÓCIO FAMÍLIA
O que começou pequeno cresceu e se diversificou. Hoje, além do Recanto da Jantinha, ela também atua com um escritório imobiliário e uma loja de celulares.

A família participa diretamente da rotina. “Eu, meu esposo, meu filho, minha nora.” Funcionárias que já estão há anos com ela ajudam a manter o funcionamento. “São meus braços direitos.”

RAÍZES
A inspiração veio de casa. A mãe, que trabalhava em mais de um emprego, foi referência de força. “Ela levantava cedo, ia de bicicleta. Eu já andei muito a pé também.”

Ao chegar em Três Lagoas, Vanusa recomeçou praticamente do zero. Sem carro, mas com vontade de crescer. “Fui correndo atrás. Abri o espetinho e comecei a conquistar minhas coisas novamente.”

CORAGEM
A trajetória virou exemplo para outras mulheres. O conselho é direto. “Não desista. Acredita em você.”

Ela lembra do início simples. “Era uma churrasqueira e poucos banquinhos.” O crescimento veio com o tempo e com a decisão de continuar. “Quanto mais você faz, mais oportunidades aparecem.”

MÊS DAS MÃES
Em maio, a história de Vanusa reforça o papel das mães empreendedoras que movimentam a economia local e transformam a própria realidade.

Na mesma esquina onde tudo começou, o movimento continua. E a marca de quem ajudou a abrir caminho para a jantinha em Três Lagoas segue presente em cada detalhe.

PORTAS ABERTAS
Hoje, o Recanto da Jantinha funciona ao longo do dia, com opções variadas. Pastel frito na hora, pães, bolos, espetinhos, caldos e pratos completos fazem parte do cardápio.

Além de atender o público, o espaço também gera renda para outras mulheres. Muitas delas são mães que encontram ali uma oportunidade de trabalho.

O Recanto da Jantinha está localizado na Rua Manoel Pedro de Campos, 600, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Três Lagoas. O espaço fica em uma esquina de fácil acesso, próximo à região da antiga referência do Bar do Bial e nas imediações da creche do bairro, o que facilita para quem quer encontrar e conhecer o local.

Deixe seu comentário:

Publicidade