
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Por Henrique Ferian
Três Lagoas – O vereador Sargento Rodrigues, líder do prefeito na Câmara Municipal, anunciou nesta quarta-feira que convocará o diretor da Financial Ambiental, para uma reunião na próxima segunda-feira. O objetivo é discutir ajustes na coleta de lixo, principalmente em relação ao tempo que os resíduos permanecem amontoados nas esquinas dos bairros antes de serem recolhidos.
O parlamentar avaliou o serviço de coleta como “muito bom”, mas reconheceu que há necessidade de aprimoramentos. “O que nós precisamos ajustar são pequenos ajustes com a empresa: a coleta rápida. Quando os garis fazem o amontoamento dos lixos, nós temos que chegar com o caminhão rápido, dentro do máximo meia hora, e fazer a coleta do lixo daquele bairro”, explicou.
Segundo o vereador, o principal problema ocorre quando o lixo é amontoado em determinada esquina e demora muito tempo para ser recolhido. “Às vezes a empresa montou o lixo numa devida esquina e demora muito para o caminhão fazer a coleta. Aí cachorro rasga o lixo, gato, e causa transtorno”, relatou Sargento Rodrigues.
Apesar das críticas pontuais, o vereador fez questão de parabenizar os profissionais que atuam na coleta. “Eu até usei a tribuna para parabenizar os garis e os motoristas que prestam serviço no município. A gente sabe das dificuldades de ser um coletor de lixo. Vocês trabalham durante a madrugada, debaixo de chuva, debaixo de sol. Isso tem que ser reconhecido, admirado e aplaudido pela população”, declarou.
O parlamentar também destacou a melhoria no serviço em comparação com o passado. “Num passado recente nós tínhamos problemas de lixo acumulado semanas próximo da nossa residência. Hoje nós temos um cronograma de coleta. Nós sabemos quantas vezes o caminhão passa em cada bairro e isso é muito importante”, afirmou.
Sargento Rodrigues rebateu críticas sobre a falta de lixeiras nas residências e comércios. Segundo ele, exigir que moradores comprem lixeiras não é uma solução viável. “Hoje a pessoa não está tendo condições de colocar o alimento no seu prato. Você vai falar para ela comprar uma lixeira e instalar na sua calçada? Uma lixeira hoje é em torno de R$ 300 a R$ 500”, questionou.
O vereador também criticou a cobrança seletiva sobre o uso de lixeiras. “Vai cobrar do pessoal do bairro colocar lixeira, passa pela área central e vê nos comércios, na porta dos comércios, quantos comércios têm lixeira. É um discurso vazio. O que nós temos que cobrar é a agilidade no recolhimento do lixo”, argumentou.
Sobre a reunião com o diretor da Financial, o vereador esclareceu: “Vou convidar o Kléber Augustus. Se não comparecer ao convite, nós vamos convocar. Nós temos o poder de convocar. Mas é um convite”. O parlamentar elogiou o diretor pela disposição em atender as demandas da população.
Além da questão do lixo, dois projetos foram aprovados de autoria do vereador Sargento Rodrigues:
O primeiro projeto estabelece medidas de segurança no entorno de todas as escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. A proposta, subscrita por todos os vereadores, prevê a instalação de sinalização adequada, implementação de mão única em frente aos colégios e construção de faixas elevadas.
“É um projeto muito bom, importante, que vem ao encontro da nossa população, principalmente para a segurança das nossas crianças”, destacou o vereador. Ele também elogiou o prefeito por já estar implementando faixas elevadas nas portas das escolas, mesmo antes da sanção da lei.
O segundo projeto aprovado estabelece regras para as empresas prestadoras de serviço de internet no município. A nova legislação exige que veículos e colaboradores sejam devidamente identificados, com uniformes e credenciais adequadas.
“Quem presta de qualquer jeito, você vê aí pessoas andando às vezes de chinelo. Eu já deparei com pessoas de chinelo numa escada, falando que estavam prestando serviço para empresa de internet. Isso é inaceitável”, criticou o parlamentar.
O vereador explicou que o projeto visa regulamentar o setor, que atualmente enfrenta problemas com a desorganização das fiações nos postes. “Muito a reclamação nos postes, causando até acidente”, disse.
Está marcada para o dia 10 uma reunião com representantes da Elektro, concessionária responsável pelos postes em Três Lagoas. O objetivo é discutir a organização das fiações de internet que utilizam os postes mediante locação.
Segundo o vereador, o problema se agravou quando empresas passaram a instalar mais cabos do que o contratado. “O cara loca, por exemplo, para fazer um esticamento de 2.000 m de cabo e ele põe 10.000, porque a Elektro não consegue ter esse controle”, explicou.
A proposta é criar um ajuste entre a concessionária e os empresários do setor para organizar os cabeamentos. “Nós não podemos aceitar. Não é caso de mãe Joana. A pessoa não pode chegar e prestar serviço de qualquer qualidade”, concluiu Sargento Rodrigues.
Confira a Reportagem: